terça-feira, 21 de abril de 2009

Ruy Lopes.

Bandeira da Espanha


Ruy Lopes de Segura, um frei espanhol, que nasceu em Zafra, em 1530. A respeito de sua vida pessoal, pouco sabe-se sobre ele.
O que sabe-se sobre Ruy Lopes é referente à atividade enxadrística.
Em 1560 viajou à Roma, virando celebridade ao derrotar no tabuleiro de xadrez, os melhores jogadores italianos, entre eles, o jovem Leonardo de Cutri. Nesta viagem, conheceu o livro do português Pedro Damiano, fazendo críticas e decidindo melhorá-los.

Segura é um município da Espanha, na província de Guipuzcoa, comunidade autônoma do país Basco, de área de 9,22 km quadrados, com população de 1319 habitantes, em 2007 e densidade populacional de 134,57 habitantes por quilômetros quadrados.

Princípios da Teoria Moderna, Graças a Ruy Lopes.


Em 1561, publicou o ´´Livro da Invenção Liberal e Arte do Xadrez``, onde descreveu e numerou, pela primeira vez, com profundidade, as famosas Aberturas de Xadrez, que serviram de base à Teoria Moderna.
Ainda, em pleno começo da primeira década do século XXI, constam nos repertórios, de praticantes de todos os enxadristas, devido a sua complexibilidade e riqueza de variantes.
Neste livro, constam estudos das aberturas Giuocco Piano, Gambito do Rei, Holandesa, fianchetto do Rei e da Dama. Naquele tempo não se falavam Índias e eternizou a Abertura Ruy Lopes (1. e4,e5; 2. cf5, Cc6; 3.Bb5).

Referência:
Arbitragem e Ensino de Xadrez.
Blog do Al Carlos Colleros.



Ruy Lopes.