quarta-feira, 13 de maio de 2009

Chaturanga, criado pelo brâmane indiano Lahur Bessa.



Referência do desenho:

Wikipedia, a enciclopédia livre.

Réti, Richard.


Bandeira da Áustria.




Nome completo: Richard Réti.

País: Áustria, Eslováquia.

Nascimento: 28 de maio de 1889.

Pezinock, Eslováquia.

Falecimento: 6 de junho de 1929.

Praga.

Biografia:

Um dos principais jogadores do mundo, durante os anos de 1910 e 1920, começando sua carreira como um jogador combinatório, conforme a ESCOLA CLÁSSICA, favorecendo aberturas como o Gambito do Rei (1. e4, e5; 2.f4) ou (1. P4R, P4R; 2.P4BR). Entretanto, depois do fim da Primeira Guerra Mundial, seu estilo de jogo sofreu uma mudança radical e ele se tornou um dos principais proponentes da ESCOLA HOPERMODERNISMO, junto com Aron Nimzowitsch e outros. De fato, com exceção do aclamado livro MEU SISTEMA, de Nimzowitsch, ele é considerado o principal contribuidor literário para o movimento. A ABERTURA RÉTI (1.Cf3, d5; 2.c4) ou (1.C3BR, P4D; 2. P4BD) tem este nome, em homenagem a ele. Réti ficou famoso ao derrotar Raul Capablanca, em Nova Iorque, em 1924, usando esta abertura - a primeira derrota de Capablanca, em oito anos, a única para Réti, e a primeira desde que havia se tornado Campeão Mundial. Réti também foi um notável compositor de estudos de finais.

Em 1925, Réti estabeleceu, e manteve por um tempo, o recorde mundial de XADREZ ÀS CEGAS, com vinte e nove (29) jogos simultâneos. Ele venceu vinte e um (21) destes, empatou seis (6) e perdeu apenas duas (2). Seus livros se tornaram ´´clássicos´´ no mundo do xadrez. NOVAS IDÉIAS NO XADREZ (1922) e MESTRES DO TABULEIRO (1930) são estudados até hoje.

Réti morreu em seis (6) de junho de mil novecentos e vinte e nove (1929), em Praga de Escarlatina e foi enterrado em Viena.


Referência:

Wikipédia, a enciclopédia livre.